Desenvolvimento Web e Computação em Nuvens (Síntese)


olá pessoal blz…nesse post decidi colocar uma apresentação que preparei só que mais detalhada para concorrer ao Projeto Rondon nas operações Oiapoque e Tuiuiú que o IFMG Campus São João Evangelista está organizando. O assunto é bem interessante e espero que gostem >>

Conteúdo Abordado

  • Programação HTML, CSS e PHP
  • Utilização de Serviços Cliente/ Servidor
  • Utilização de Serviços de Computação em Nuvens

Programação HTML, CSS e PHP

Com a junção dessas três tecnologias conseguimos construir um Web Site funcional, bem estruturado e Dinâmico.

O que é o HTML?

O HTML(HyperText Markup Language ou Linguagem de Marcação de Hipertexto) são um conjunto de tags onde essas tags são palavras ou caracteres entre os sinais de < e >. Essas tags envolvem o texto marcando-os e assim formando a estrutura de uma página HTML. Essa linguagem de marcação é padrão para se criar um site e sem ela os Browsers(Navegadores) não mostrariam os conteúdos das nossas páginas. É através dessas marcações que os navegadores reconhecem o conteúdo como uma página Web.

Por que Hipertexto e não texto?

O Hiper dá idéia de um texto com características superiores ao texto comum. No caso, o Hipertexto é chamado assim porque tem a característica de linkar uma página com a outra, ou seja, visualizar uma outra página de forma a não precisar percorrer o texto inteiro para selecionar o que será lido ou visualizado, portanto, você consegue absorver informação de forma seletiva e rápida. Essa ideia é o principal motivo pelo surgimento da internet e das páginas Web. Você pode está criando essa estrutura em um editor de texto qualquer de preferência o bloco de notas. Copie a estrutura abaixo no bloco de notas e salve com a extensão *.html e execute o arquivo. Você verá na tela somente a frase “Minha Primeira página em HTML”. Assim você acabou de criar uma página Web simples.

A Estrutura de uma página HTML >>

A estrutura de uma página HTML é dividida basicamente em três partes:

  1. O conteúdo todo deve ficar entre as tags de <html>Conteudo</html> para que o navegador reconheça como uma página web. Lembrando que a maioria das tags deve ser inicializada e depois fechada como é mostrado na figura.
  2. Tudo que está entre as tags <head>Cabecalho</head> refere-se ao cabeçalho da página e o que estiver nas tags <title>Título</title> aparece na barra de título do navegador.
  3. E entre as tags <body>Corpo</body> é colocado o corpo do seu site. Tudo que estiver dentro dessas tags o navegar irá mostrar na tela .

O que é o CSS?

O CSS (Cascading Style Sheets ou Folhas de Estilo em cascata) é uma linguagem muito poderosa  para estilizar as páginas em HTML. O seu objetivo é deixar as páginas mais elegantes e deixar a estrutura do HTML mais limpa e bem estruturada (Codificação de fácil entendimento). Com o css você consegue formatar os textos usando muito mais recurso do que simplesmente as marcações do HTML puro. Um exemplo disso é gerar uma lista de menus com mudança de estado de cor e de forma e fonte.

No CSS a sua estrutura é construída entre as tags <style>comandos</style>. Veja uma estrutura básica:

Na estrutura acima entre as tags <style></style> usa-se um marcador pra identificar qual elemento será estilizado. Esse elemento refere-se a alguma tag HTML que está envolvendo algum texto. Dentro desse marcador é colocado atributos que possui características próprias. Na primeira linha diz que a fonte do texto será do tipo “verdana”, na segunda diz que essa fonte terá o tamanho de 12 pixels e por último informa a cor que esse texto terá.

Para entender melhor o funcionamento da implementação do CSS, imagina que o bloco acima é uma Casa, dentro da casa tem cômodos e esses cômodos seriam os marcadores. Assim veja:

<casa>
#quarto{
tipo: quadrado;
tamanho: 12 m²;
cor: azul; 
}
</casa>

OBS: Os blocos de código CSS deve ser sempre colocado entre as tags HTML <head></head> para o seu melhor funcionamento.

O que é PHP

O PHP (HyperText Preprocessor ou Pré-Processador de Hipertexto) é uma linguagem de programação focada em Web. Tem o objetivo de proporcinar interação do usuário com o site, deixando as páginas dinâmicas e com funcionalidades que com o HTML não conseguimos criar. Uma das principais características do PHP é que ele tem uma enorme integração ao HTML conseguindo se misturar. Dessa forma a linguagem fica bem simples de se entender e de se programar. Na linguagem PHP não timpamos as váriáveis, ou seja, não é preciso após declarar a variável colocar um tipo pra ela como inteiro, real, caractere ou string.

Estrutura de uma página em PHP >>

No PHP é colocado os scripts(comandos) entre as tags <? comandos ?>. Na estrutura acima foi declarado uma variável soma que recebe o 5 + 5. Essa variável vai armazenar o resultado da soma. Reparem que não é necessário tipar a variável, essa é uma característica que diferencia o PHP de outras linguagens de programação. Na segunda linha foi usado uma função que escreve a frase, muito semelhande ao writeln no Pascal e o printf em C. Lembrando que o PHP está na sua Versão 5 e já possui conceitos de Orientação a Objetos.

OBS: Para rodar uma página PHP é necessário ter instalado em sua máquina um Servidor Web(O que é isso?). É no Servidor Web que será interpretado os códigos e mandado pro navegador em forma de HTML. Toda vez que você criar um script em PHP no seu editor de texto favorito, salve-o com a extensão  *.php dentro da pasta do seu servidor web  para que os scripts funcionem.

Utilização de Serviços Cliente/ Servidor

Os serviços cliente/ servidor são serviços onde um lado é quem solicita a informação e o outro é quem recebe essa informação, a processa e envia de volta a quem solicitou. Ex:

No nosso caso vamos focar em Servidores Web.

Os Servidores Web são servidores aonde você salva os arquivos do seu site para que essas páginas sejam vistas por todos que estejam conectados na internet. Podemos dizer que existem 2 tipos:

Servidor Local: É um servidor que você instala em sua máquina e não precisa que você esteja conectado na internet, serve  para testar as suas páginas. Veja uma vídeo aula ensinando a instalar e configurar um servidor web local >> clique aqui .

Provedores de Hospedagem: São serviços que estão disponíveis na internet para você hospedar as páginas e deixá-las disponíveis na internet. Esse serviço geralmente é pago. Os provedores oferecem planos de acordo com tipo de hospedagem se é PHP, ASP, JAVA,  etc e quantidade de memória em disco que será prevista para a utilização. Geralmente esses planos podem ser pagos anualmente e não são muito caros, oferecem contas de e-mail, banco de dados, estatísticas de tráfico, diretivas de segurança, conta FTP para você está enviando seus arquivos direto para o servidor da empresa e muito mais.

Segue aqui uma lista de alguns sites de empresas que oferecem serviços de hospedagem >>

 http://www.homehost.com.br/

http://locaweb.com/

http://www.uolhost.com.br/

http://www.kinghost.com.br/

Serviços de Computação em Nuvens

O que é Computação em Nuvens?

Resumidamente,  Computação em Nuvens é a ideia de você ter todo o seu conteúdo como software ou hardware da sua máquina local localizado e salvo na internet, ou seja a palavra Nuvens significa Internet. É possível usar o seu programa favorito sem precisar instalar nada no seu computador, você tem acesso a um sistema operacional online com quase todos os recursos que um SO comum tem, e ainda você pode está solicitando mais memória para o seu PC sem precisar está abrindo o seu computador para trocar de placa.

Veja duas matérias mais detalhadas que postei aqui no blog sobre o assunto >>

https://leowgweb.wordpress.com/2011/01/02/cumputacao-em-nuvens/

https://leowgweb.wordpress.com/2011/02/26/olhar-digital-central-de-videos-cloud-computing-o-futuro-da-tecnologia/

Alguns Serviços que utilizam Computação em Nuvens >>

http://pixlr.com/ (Editor de Imagens muito semelhante ao Photoshop)
http://www.icloud.com (Sistema Operacional Online)
http://office.live.com (Pacote Office com o Word, Excel, PowerPoint e OneNote)
  1. Parabens Léo parceiro fico muito massa o post.
    Caso alguem queira saber mais sobre computação em nuvens e sobre virtualização pode entrar em contato comigo.
    Abração!

    • Glauco Moreira
    • 19 abril, 2011

    Boa noite leo,

    Muito Interessante ós Temas abordados, e muito bem explicado também, Parabéns.

    • Lilian Gonçalves Barroso
    • 20 abril, 2011

    Bacana Léo. Creio q entendi tudo q vc bem explicou…

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: