Banco de Dados – Uma brévia


e aiii pessoal blz…mais um post e dessa vez vou falar um pouko sobre BANCO DE DADOS resolvi fazer esse post pq recebir várias solicitações sobre o assunto na pesquisa e tb pq é uma disciplina que vou começar a estudar agora no 3º período da facul e é uma diciplina talvez uma das mais interessantes do Curso. E pra quem deseja seguir na área de desenvolvimento de softwares ou desenvolvimento web saber mexer com banco de dados é essencial para o melhor funcionamento dinâmico do sistema.

>> O que é? <<

Então um Banco de Dados nada mais é do que um conjunto de registros dispostos de forma organizada que possa ser manipulado de maneira a poder extrai-los produzindo informação. Um Banco de Dados em geral não é somente criado em plataforma computacional, podemos ilustrar isso com um exemplo de uma ficha de conta de supermercado onde usa-se papel para colocar os dados dispostos de forma organizada(isso antigamente), hoje em dia com o avanço da tecnologia as empresas manipulam os dados de forma computacional. Esses dados no computador são gerenciados por um SGBD(Sistema Gerenciador de Banco de Dados).

>> SGBDs <<

Os Sistemas Gerenciador de Banco de Dados são softwares desenvolvidos para a manipulação ágil e segura de dados, é onde você consegue criar, excluir, alterar e consultar as informações que são gerados com esses dados. Usa-se vários modelos para a criação de um banco de dados e um dos mais usados por esses softwares é o modelo relacional onde as estruturas têm a forma de tabelas, compostas por tuplas (linhas) e colunas. Ex:

Uma vantagem de se usar um SGBD é que seus dados serão manipulados de forma rápida porque a interface dos softwares são bem intuitivas, você terá muito mais segurança sendo que o programa da a opção de colocar senhas para os seus bancos e também tem a questão de armazenamento no qual não estará precisando de empilhar ou guardar várias pastas de papel em um armário. Os SGBDs mais usados são o Access e o SQL Server da Microsoft e o My SQL da Sun são programas bastante robustos e estáveis, essenciais para usar em aplicações grandes.

>> O SQL <<

O SQL é a linguagem que se usa pra criar os Banco de Dados, criar as tabelas, inserir registros, alterá-los ou apagá-los e também relacionar as tabelas e é baseada em linhas de comando foi criada pela IBM para solucionar problemas e padronizar a criação de Bases de Dados. Essa linguagem não é muito utilizada pra quem está acostumado com interface dos SGBDs porque nos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados um botão equivale ao comando então acaba sendo muio mais fácil clicar em um botão do que escrever uma linha de comando, mas ainda pra programadores ela é muito usada porque as vezes devemos colocar um comando SQL em meio a um script de uma linguagem qualquer fazendo com que o Sistema fique dinâmico, lembrando que o SQL é padrão para todas as linguagens.

Abaixo está apostila de SQL Básico pra Download, pra quem se interessa em aprender essa linguagem, é uma das primeiras coisas que deve ser aprendida antes de entrar a fundo no mundo dos Bancos de Dados.

Apostila SQL Básico

é isso aii pessoal qualquer dúvida deixe um comentário, em breve vou está lançando uma continuação com um vídeo ensinando a criar banco de dados no Access e no MySql….Valewwww!

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: